CORREIO XAPURI
Edição 02 | 05 de fevereiro de 2021
DESTAQUES DA SEMANA
O melhor da Revista Xapuri
30/01 a 05/02
Confere aí!
INDIANIDADE
A tentativa de acabar com os povos originários
O retorno da perseguição atroz, ilegal e genocida que compreendia prisões, deslocamentos, desterritorializações de povos inteiros, ocorrida na Ditadura Militar. O Governo tira do bolso mais essa maldade. Quem se define indígena é o próprio sujeito, de acordo com sua cultura, múltiplas, por sinal. E não um documento regulamentário. Critérios da indianidade: como exterminar os povos.
LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.
FEMINISTAS
Homens podem ser?
Nara Bueno neste artigo diz que, influenciada pelo pensamento de Chimamanda entende que todos devem e podem ser feministas. Vivemos numa sociedade que constrói uma masculinidade doente, misógina. E isso tem que mudar. “Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”.
LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.
ESPERANÇA
Educação libertária
É preciso ter esperança,
mas ter esperança do verbo esperançar;
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
E esperança do verbo esperar não é esperança,
é espera.
Esperançar é se levantar,
esperançar é ir atrás,
esperançar é construir,
esperançar é não desistir!
Esperançar é levar adiante,
esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…
LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.
LIVES SOLIDÁRIAS
Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:
- Segunda – 01/02 – AUTONOMIA POLICIAL OU EMANCIPAÇÃO PREDATÓRIA? – Mediada por Andrea Matos, com a participação da professora Jaqueline Muniz e da promotora Lúcia Helena Barbosa de Oliveira. Veja AQUI.
- Terça – 02/02 – FORÇAS FEMININAS DO CHÃO CERRATENSE – Mediada por Iêda Vilas-Boas, com a participação da especialista na História da Cultura Afro-Brasileira, Lucilene Kalunga. Veja AQUI.
- Quarta – 03/02 – CRITÉRIOS DE INDIANIDADE: COMO EXTERMINAR OS POVOS ORIGINÁRIOS – Mediada por Iêda Vilas-Boas, com a participação da professora Elaine Moreira e do assessor jurídico da Apib, Mauricio Terena. Veja AQUI.
- Quinta – 04/02 – TERREIROS ANTIRRACISMO: A RESISTÊNCIA ANCESTRAL – Mediada por Iêda Leal, com a participação do presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra da OAB, Humberto Adami, e da fundadora da Sociedade da Mulher Guerreira, Iyàlòrìşa Mônica de Obá. Veja AQUI.
- Sexta – 05/02 – CARTA DA TERRA: URGENTE E NECESSÁRIA – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação do educador popular Pedro Ivo Batista e da cantora e compositora Ana Person. Veja AQUI.
LEIA TAMBÉM:
- Povo Kalunga: Guardiões da liberdade
- Oxum – a dona do ano de 2021
- O Necrodireito, a morte da Constituição Federal e o mal de chagas
- Um raio de luz
- Como prevenir uma picada de cobra
- A leitura como instrumento mediador da ressocialização no sistema prisional
LOJA SOLIDÁRIA
Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!
Assine para receber em casa a Xapuri impressa todo mês e assim nos ajudar a fortalecer os movimentos sociais em várias partes do Brasil.
REVISTA XAPURI
LEIA AQUI A NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO
EXPEDIENTE
Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Iêda Vilas-Boas – Janaína Faustino – Zezé Weiss
Imagens: Indianidade – Élon Brasil/óleo sobre tela – Homem feminista – Reprodução/blog escreva Lola – Paulo Freite – Reprodução/MST