Correio Xapuri – Edição 02

CORREIO XAPURI
Edição 02 | 05 de fevereiro de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
30/01 a 05/02

Confere aí!

INDIANIDADE

A tentativa de acabar com os povos originários

O retorno da perseguição atroz, ilegal e genocida que compreendia prisões, deslocamentos, desterritorializações de povos inteiros, ocorrida na Ditadura Militar. O Governo tira do bolso mais essa maldade. Quem se define indígena é o próprio sujeito, de acordo com sua cultura, múltiplas, por sinal. E não um documento regulamentário. Critérios da indianidade: como exterminar os povos.

LEIA  AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“Falar bom português ou usar relógio seria demonstração evidente da não indianidade.”

FEMINISTAS

Homens podem ser?
Nara Bueno neste artigo diz que, influenciada pelo pensamento de Chimamanda entende que todos devem e podem ser feministas. Vivemos numa sociedade que constrói uma masculinidade doente, misógina. E isso tem que mudar. “Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“Não faz sentido, para mim, uma minoria política (como nós mulheres somos) descartar 48% da população na luta feminista.”

ESPERANÇA

Educação libertária
É preciso ter esperança,
mas ter esperança do verbo esperançar;
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
E esperança do verbo esperar não é esperança,
é espera.
Esperançar é se levantar,
esperançar é ir atrás,
esperançar é construir,
esperançar é não desistir!
Esperançar é levar adiante,
esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

Paulo Freire – Educador. Patrono da Educação brasileira.

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 01/02 – AUTONOMIA POLICIAL OU EMANCIPAÇÃO PREDATÓRIA? – Mediada por Andrea Matos, com a participação da professora Jaqueline Muniz e da promotora Lúcia Helena Barbosa de Oliveira. Veja AQUI.
  • Terça – 02/02 – FORÇAS FEMININAS DO CHÃO CERRATENSE – Mediada por Iêda Vilas-Boas, com a participação da especialista na História da Cultura Afro-Brasileira,  Lucilene Kalunga. Veja AQUI.
  • Quarta – 03/02 – CRITÉRIOS DE INDIANIDADE: COMO EXTERMINAR OS POVOS ORIGINÁRIOS – Mediada por Iêda Vilas-Boas, com a participação da professora Elaine Moreira e do assessor jurídico da Apib, Mauricio Terena. Veja AQUI.
  • Quinta – 04/02 – TERREIROS ANTIRRACISMO: A RESISTÊNCIA ANCESTRAL – Mediada por Iêda Leal,  com a participação do presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra da OAB, Humberto Adami, e da fundadora da Sociedade da Mulher Guerreira, Iyàlòrìşa Mônica de Obá. Veja AQUI.
  • Sexta – 05/02 – CARTA DA TERRA: URGENTE E NECESSÁRIA – Mediada por Iolanda Rocha,  com a participação do educador popular Pedro Ivo Batista e da cantora e compositora Ana Person. Veja AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

Assine para receber em casa a Xapuri impressa todo mês e assim nos ajudar a fortalecer os movimentos sociais em várias partes do Brasil.

REVISTA XAPURI

LEIA AQUI A NOSSA ÚLTIMA EDIÇÃO

EXPEDIENTE

Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Iêda Vilas-Boas – Janaína Faustino – Zezé Weiss
Imagens: Indianidade – Élon Brasil/óleo sobre tela – Homem feminista – Reprodução/blog escreva Lola – Paulo Freite – Reprodução/MST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
%d blogueiros gostam disto: