Correio Xapuri – Edição 09

Edição 09 | 26 de março de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
 20/03 a 26/03

Confere aí!

FERROVIA FERROGRÃO

Povos Munduruku e Kayapó exigem direito à Consulta Prévia
O empreendimento da EF-170, também chamada de Ferrogrão, visa consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte. O corredor a ser consolidado pela EF-170 e a rodovia BR-163 consolidará uma nova rota para a exportação da soja e do milho no Brasil. E afetará diretamente os territórios indígenas, especialmente dos povos Munduruku e Kayapó.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“A Ferrogrão vem aumentar o desmatamento, aumentar produção de grãos, jogar mais venenos no rio, com isso vem a necessidade de fazer mais barragens e hidrelétricas que inundam as nossas florestas. Destruir modo de vida. É um projeto que vai massacrar os indígenas indígenas.”

ERIKA KOKAY

País de outros mares
Com 15 anos de idade, ela e seis dos seus oito irmãos se enfiaram na Kombi de seu pai e enfrentaram mais de uma semana de estrada na extensa rota entre Fortaleza, no Ceará, e Brasília, onde iriam morar a a partir daquele ano de 1975. Na sua cabeça ainda meio infantil, borbulhavam ideias sobre como poderia ser uma cidade sem mar e suas praias, tão marcantes na vida dos cearenses, como ela.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“Nas eleições de 2010, passou a fazer política no plano federal, na Câmara dos Deputados, seguindo na luta em defesa dos direitos humanos, em todas as suas dimensões.”

MAMA COCHA

A deusa de todas as águas
Mama Cocha é a deusa inca de todas as águas. Dona do mar e de suas marés, Mama Cocha também reina sobre as águas dos rios, dos lagos e de todas as fontes de água doce.
Esposa do deus supremo dos Inca, Viracocha, os mananciais são todos seus filhos. Mama Cocha era a deusa de tudo que era feminino, a deusa que dava equilíbrio ao mundo conhecido.

LEIA  AQUI  A MATÉRIA COMPLETA.

“Os Inca tinham quatro mães elementares: Pacha Mama, Mama Nina, Mama Waira e Mama Cocha, a filha do Sol de da Lua.”

CAMINHANDO NA FLORESTA

Por Gomercindo Rodrigues
Um livro imperdível sobre o movimento de seringueiros do Acre nos tempos de Chico Mendes.

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 22/03 – SALVE O CERRADO: SOMOS ÁGUA, SOMOS VIDA – Mediada por Andrea Matos, com a participação da coordenadora Nacional do MAB, Aline Ruas, do Diretor de Políticas Sindicais – SINDAE, Edmilson Barbosa e do cantor e compositor Tiago Mória. Veja AQUI.
  • Terça – 23/03 – LANÇAMENTO DA CAMPANHA: SALVE O CERRADO – Mediada por Marconi Burum, com a participação da cantora e produtora Denise Oliveira e do artista e engenheiro florestal Fernando Vieira. Veja AQUI.
  • Quarta – 24/03 – APOIO AO POVO ARARA: SOMANDO FORÇAS NO OESTE DO PARÁ – Mediada por Lucélia Santos, com a participação do Deputado Federal pelo PT do Pará e Coordenador do Fórum Permanente em Defesa da Amazônia, Airton Faleiro e do representante da Fetagri Regional Transamazônica e Xingu, Carlinhos da Silva. Veja AQUI
  • Quinta – 25/03 – MULHERES NEGRAS: ARTE E RESISTÊNCIA – Mediada por Iêda Leal, com participação da poetista e representante da Articulação Nacional de Negras Jovens Feminista, Flora Rodrigues e da rapper, artivista e educadora social Malu Viana. Veja AQUI.
  • Sexta – 26/03 – ÁGUA, CERRADO E VIDA – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação do cantor, compositor e violonista Tiago Mória e da representante do Museu do Cerrado, Rosângela Corrêa. Veja AQUI.

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

REVISTA XAPURI

Leia AQUIa nossa última edição

EXPEDIENTE

Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Janaína Faustino – João Victor Cieslak – Lúcia Resende – Priscila Gabriela Cerri – Zezé Weiss

Imagens: Indígenas / Reprodução / Instituto Socioambiental – Erika Kokay / Reprodução / Facebook – Mama Cocha / Reprodução / Maestrovirtuale

Deixe uma resposta

×
%d blogueiros gostam disto: