CORREIO XAPURI – Edição 5

CORREIO XAPURI
Edição 05 | 26 de fevereiro de 2021

DESTAQUES DA SEMANA 
O melhor da Revista Xapuri
26 /02 a 04/03
Confere aí!

CERRADO: ASSIM ERA NO PRINCÍPIO

Por Altair Sales Barbosa
Dez mil anos antes de Jesus Cristo nascer, ou nove mil e quatrocentos anos antes de Maomé começou a pregar o islão pelas terras da Arábia, onze mil e quinhentos anos antes de Colombo descobrir a América e Cabral chegar até as costas do que hoje é o Brasil, o Cerrado já era ocupado pelos nossos ancestrais indígenas, que caçavam nos intermináveis ​​campos que havia, peregrinavam pelas margens dos caudalosos rios e, nos períodos noturnos e nas estações das chuvas, se acomodavam nas cavernas e nos abrigos rochosos que ainda existem no local.

LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“Nossos ancestrais mais antigos no Cerrado costumavam nos contar que os ancestrais dos seus ancestrais, muito mais velhos, diziam que nosso povo se autodenominava Andarilhos da Claridade, ou Peregrinos do Alvorecer.”

MADALENA SOMOS TODAS NÓS

Por Iêda Leal
Madalena somos todas nós, quando aceitamos a maior carga de trabalho e o salário menor. Precisamos nos livrar dessa chaga que é viver sob condições análogas ao trabalho escravo em pleno século 21.

LEIA  AQUI A MATÉRIA COMPLETA.

“A vigilância tem de ser reforçada. Depende de todos. Portanto, use o Disque 100 se deparar com hipóteses de trabalho escravo.”

ROUBARAM AS TERRAS ÍNDIAS

Por Pedro Casaldáliga
Roubaram as terras índias
E batizam as fazendas
Com nomes índios ausentes.
Aritana, onde estás?
Debaixo da terra os mortos
pedem os cantos da tribo…
E só respondem os bois
calçando a paz invadida.
Aqui onde a mata um dia
erguera seus arcos verdes,
se alastra o capim exangue.
O sol, que foi testemunha,
se vinga no chão despido.
E pela estrada invasora
a seriema costura
uma lembrança impotente.

LEIA AQUIA MATÉRIA COMPLETA.

“Roubaram as Terras Índias. Onde era mata hoje é capim. Os indígenas cada vez mais acuados, a terra míngua, ficam como memórias.”

RÉQUIEM PARA O CERRADO

Por Altair Sales Barbosa
Um livro imperdível sobre a luta dos seringueiros do Acre nos tempos de Chico Mendes. Esta é uma oferta especial para gente como você, gente da Luta e da Resistência.

COMPRE AQUI.

LIVES SOLIDÁRIAS

Boas-Vindas ao nosso encontro de Resistência nas Lives Solidárias. Veja o que aconteceu essa semana:

  • Segunda – 22/02 – CARRO PARTICULAR: FUTURO CONGESTIONADO – Mediada por Andrea Matos, com a participação de Jaime Sautchuk, jornalista e editor da Revista Xapuri, e de Marcelo Schwob, engenheiro mecânico e escritor. Veja AQUI.
  • Terça – 23/02 – COVID-19: O SUS EA DEFESA DA VIDA – Mediada por Marconi Burum, com a participação de Rubens Bias, Membro do CEBES e do Conselho de Saúde do DF, e de José Antonio da Silva Santos, filósofo, professor e colaborador da Fiocruz para Ouvidorias do SUS. Veja AQUI .
  • Quarta – 24/02 – FERROVIA FERROGRÃO: IMPACTOS DESASTROSOS PARA OS POVOS INDÍGENAS – Mediada por Ana Paula Sabino, com a participação de Alessandra Korap, do povo Munduruku, e de Doto Takak Ire, do povo Kayapó. Veja AQUI .
  • Quinta – 25/02 – MOVIMENTO NEGRO: UM REGISTRO FOTOGRÁFICO DA RESISTÊNCIA COTIDIANA – Mediada por Iêda Leal, com a participação de Amauri Mendes Pereira, militante do Movimento Negro, professor no DTPE-IE-UFRRJ, e de Jesus Carlos, Repórter Fotográfico. Veja AQUI .
  • Sexta – 26/02 – A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS EO IMPACTO DA COVID 19 – Mediada por Iolanda Rocha, com a participação de Arlete Sampaio, médica sanitarista e Deputada Distrital (PT / DF), e de Rosilene Corrêa, Diretora do Sinpro / DF – CNTE. Veja AQUI .

LEIA TAMBÉM:

LOJA SOLIDÁRIA

Esta Newsletter e todo nosso trabalho é financiado, em parte, com a venda dos produtos de nossa Loja Solidária. Por favor, visite, compre, divulgue, colabore!

REVISTA XAPURI

Leia AQUI a nossa última edição

EXPEDIENTE

Eduardo Meirelles [Editor] – Ana Paula Sabino – Agamenon Torres – Emir Bocchino – Janaína Faustino – Zezé Weiss
Imagens: Pintura rupestre/ Reprodução – Madalena / Reprodução/Jornal Metrópoles – Aldeia indígena/Reprodução/Repórter Brasil

×

 

Olá!

Clique em  nosso contato abaixo para conversar no WhatsApp

×